sábado, 11 de julho de 2020

LANTERN - DIMENSIONS (2020) REVIEW POR RAFAEL PAIOTTI


Ficha técnica:
  • Banda: Lantern
  • Origem: Kuopio, Finlândia
  • Album: Discografia
  • Gravadora: Dark Descent Records
  • Gênero: Death/Black Metal (passado) - Death Metal (atual)
  • Membros: Cuciatus (multi-instrumentista no baixo, guitarra e bateria), Necrophilos (vocais), J. Poussu (bateria) e St. Belian (guitarra)

Gostaria de abrir minha seção de ‘correspondente europeu’ introduzindo uma banda pela qual tenho admiração desde a primeira audição: Lantern.

A banda é formada por Cruciatus (multi-instrumentista no baixo, guitarra e bateria), Necrophilos (vocais), J. Poussu (bateria) e St. Belian (guitarra). Da cidade de Kuopio na longínqua região da Savônia, Finlândia – um país conhecido por ser celeiro de bandas exímias como Amorphis, Apocalyptica, Lurk, Corpsessed, Festerday dentre outras centenas –, o Lantern não podia fazer diferente de seus conterrâneos em termos de qualidade musical nos presenteando com um Black/Death afiado, bem construído, com perceptíveis influências de Morbid Angel, Hellhammer, Slayer e até de Sepultura. O tema das letras se baseia em morte, horror e ocultismo, súplicas bem estruturadas e nada mainstream.

A primeira atividade da banda data de 2008 com a demo ‘Virgin Taste of Damnation’, seguida por outra, ‘Doom-scrawls’, de 2010. A caminhada continuou com o EP ‘Subterranean Effulgence’ em 2011, inevitavelmente dando origem ao primeiro full-length ‘Below’, em 2013, lançado pela Dark Descent Records. Deste primeiro play a música ‘Revenant’ dá o cartão de visitas da banda: um old school bem cadenciado com uma bateria crua a la Arise (Sepultura), vocais (que eu pessoalmente alcunho de) primitivos e riffs de death metal perfeitamente noventistas. Das músicas que compõe o álbum, ‘Manifesting Shambolic Aura’ é a única composição antiga, mais precisamente presente na primeira demo. O resultado final é traduzido em peso, groove, atmosfera black e melodia na medida exata para agradar ouvidos exigentes dos velhos lobos da cena, bem como atiçar a curiosidade de quem está procurando por algo original; e isso me fez ficar à espera de um segundo lançamento.

‘II: Morphosis’ chegou em 2017, trazendo um Lantern mais voltado ao death metal escandinavo menos ‘atmosférico’ e mais rápido, direto ao ponto. Gosto de pontuar ‘Cleansing the Air’ como ápice do álbum, pois nota-se a criatividade musical da banda: há elementos de death, thrash e até heavy, mostrando que os membros beberam em diferentes fontes - algo que aprecio muito, pois diferentes fluxos criativos levam a obras atemporais. Outro fator interessante é que duas músicas da primeira demo, ‘Transmigration’ e ‘Virgin Damnation’, foram relançadas aqui numa versão mais ‘leve’ e tão excelentes quanto.

Lantern

Três anos se passaram e exatamente ontem, 10/07/2020, o terceiro full-length chegou. Intitulado ‘Dimensions’ ele traz seis músicas inéditas e um flerte ainda mais intenso com o caminho adotado no álbum anterior. O death metal escandinavo foi adotado como modus operandi no que se apresenta como um trabalho sólido, que consagra o Lantern como expoente da cena underground do death metal. O segundo track, ‘Beings’, me chamou a atenção por conter elementos claros de Possessed e Vader, bem como passagens rápidas marcadas por doom metal. Na pegada vem ‘Portraits’, mais uma vez mostrando o talento de Necrophilos como vocalista, onde ele incorpora uma mistura de Lemmy com Chuck Billy; os riffs aparentemente foram ‘desenhados a mão’ e casam bem com a cozinha bateria/baixo. ‘Cauldron of Souls’ é selo INMETRO de qualidade da pancadaria que segue com ‘Shrine of Revelation’ e finaliza com ‘Monolithic Abyssal Dimensions’, de sensacionais e bem trabalhados 14 minutos. Só há uma palavra para definir ‘Dimensions’: fodido.

Tenho fé de que o Lantern tem muita criatividade para se manter brutal e não me surpreenderia em nada vê-los dentre os grandes e consagrados no futuro.

Lantern - Dimensions (full album): https://www.youtube.com/watch?v=l8BWyrqrCcs

Facebook: https://www.facebook.com/lantern666

Bandcamp: https://darkdescentrecords.bandcamp.com/album/dimensions

Instagram: https://www.instagram.com/lantern_death/

Dark Descent Records: https://darkdescentrecords.bandcamp.com/

Fonte: https://www.metal-archives.com/bands/Lantern/3540255004

Se você gostar do Lantern, procure também as seguintes bandas: Venenum (Alemanha), Bolzer (Suíça), Corpsessed (Finlândia), Cruciamentum (UK), Morbus Chron (Suécia), Krypts (Finlândia), Mortiferum (US) e Vanhelgd (Suécia – resenha futura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário