quinta-feira, 27 de abril de 2017

ENTREVISTA DISENTERIA

Os caras do Disenteria já são conhecidos na cena e inclusive por este que vos escreve, já entrevistei a outra banda do Gabriel, o Zerão para um outro blog aí, mas o foco aqui é essa junção de camaradas que deram forma ao som do disco de estreia da Disenteria, que vem como um grande cartão de visita para a banda, rápido, pesado, insano, e já está disponível na plataforma de streaming mais próxima de você, "Quanto vale a sua mentira?" é breve e certeiro, vai agradar a qualquer fã do gênero, então recomendo a audição imediata do material e a leitura imediata desta entrevista, se possível os dois ao mesmo tempo...vai lá!



Salve pessoal do Disenteria, obrigado por falar com a gente, pra começar como vocês se uniram nessa nova empreitada, já que vocês fazem parte de outras bandas da cena da baixada, e já que vamos tratar da recente história da banda, manda aí pra gente quem compõe o line up da banda?

Nós que agradecemos a oportunidade meu mano.
O Disenteria é composto por:

Francisco Zoletti (Vocal): Maguila / Orgia
Gabriel Menezes (Guitarra/Vocal): Zerão / Like A Texas Murder
Renan Matos (Baixo): Zerão / Punk Praia Trash / Ratos da Ilha
Fabio Pupo (Bateria): Same Flann Choice / Analog / Safari Hamburguers



O Disenteria pode ser classificado como um projeto paralelo às outras bandas dos integrantes? Vocês pretendem dar seguimento e lançar mais material por essa banda?

É uma banda como qualquer outra. Faremos o possível para abraçar o maior número de shows e sim com certeza terá coisa nova, inclusive já estamos com 5 novas músicas. O que vai definir quando um próximo álbum será lançado é só o maldito papel chamado dinheiro hahaha, então quanto mais pessoas nos ajudarem participando dos shows, comprando o merch (que está sendo providenciado) e ouvindo nossas músicas no spotify mais rapidamente conseguiremos lançar um CD novo.

“Quanto vale a sua mentira” é bem visceral e direto, o som vem com os dois pés no peito do ouvinte, quais foram as inspirações pra compor esses nove sons destrutivos?

Uma enxurrada de acontecimentos merda, intrigas, pessoas com pensamentos atrasados, preconceito, pré-candidato fascista despertando sentimentos imbecis, corrupção, abuso de autoridade. Porra cara, você já parou pra pensar no potencial do nosso país? A gente tem a faca e o queijo na mão, terra fértil, espaço, clima, sem catástrofes naturais, um povo trabalhador pra caralho, e continuamos vivendo das migalhas de uma corja imunda que por algum motivo não consegue se satisfizer com a vida que tem, mesmo ganhando 30 vezes mais que um salário mínimo. Acho que é motivo suficiente para criar quantos sons forem necessários, né?



Outro fator que chama a atenção é que apesar de toda a pancadaria, tudo está muito bem produzido e no seu devido lugar, como foi o processo de produção e em que estúdio vocês gravaram?

Gravamos no Beco Estúdio aqui em Santos mesmo, com nosso amigo Ivan. Já estamos familiarizados com ele e isso facilitou muito o processo, foi muito rápido, não chegou a dois meses. Achamos legal o fato de ter soado bem orgânica a gravação, está bem fiel ao que é ao vivo.

O material está disponível pra streaming nas plataformas digitais, vocês pretendem lançar no formato físico?

Sim, pretendemos lançar o CD prensado em formato digipack, assim que po$$ível.

Vocês já fizeram algumas apresentações ao vivo com o Disenteria, como tem funcionado essas faixas ao vivo? E o que rola no set ao vivo, somente os sons do disco ou tem mais algum complemento?

Na verdade fizemos dois shows, um no Guarujá que foi bem legal e outro em Sorocaba que foi foda também. Ainda é algo a ser descoberto até por nós mesmos, em relação a molecada e o feedback, estamos positivos e ansiosos para ver essa troca de energia e informação tomar forma.

Falando em shows, quais são os próximos compromissos na agenda e diga como faz pra levar a banda pra tocar nas quebradas Brasil afora?

Tivemos show Sábado 22/04 em Sorocaba, que por sinal foi muito foda como sempre. Reencontramos bons amigos nessa cidade linda, apesar da banda ser nova já conhecemos um pouco a cena de lá graças as nossas outras bandas.
Na sequencia tem Curitiba dia 06/05 no Espaço Gaia e Joinville dia 07/05 no Delinquent´s Bar e Praia Grande a ser confirmado em Junho.  Pra convidar o Disenteria pra tocar manda um e-mail lá no disenteria3mundo@gmail.com ou inbox na página da banda no Facebook



Musicalmente que bandas vocês consideram como influência direta no som de vocês?

Boa pergunta, focamos em algumas especificas para tentar criar algo um pouco diferente das nossas outras bandas. Municipal Waste, Iron Reagan, Trash Talk, Biohazard, Bane, Napalm Death, juntando com as características pré-existentes de cada um deu nisso ae hahaha

As letras dentro do hardcore são um traço forte da personalidade do estilo, e vivemos uns tempos meio confusos, em que a galera tem adotado umas posturas meio reacionárias e conservadoras até mesmo dentro do meio underground, qual a visão de vocês a respeito disso? E vocês acham que tem como dissociar uma coisa da outra, separar ideologia de som?

No hardcore? Impossível. Acho que acima de tudo respeito, no fim discussão e agressão não ensinam nada a ninguém. Então, por um lado, é dever de todos nós aproveitarmos dessa aproximação que a banda oferece com diversos tipos de pessoas pra tentar instruir aqueles que talvez não estejam seguindo um raciocínio adequado. Jamais saberemos a verdade sobre tudo, estamos em constante evolução. As letras que escrevemos ontem, muitas vezes não nos convém hoje, talvez seja essa a beleza da música, em especial do hardcore, estamos sempre aprendendo algo.

Pra finalizar, novamente, gratidão total pela atenção e reservo esse espaço pra deixar sua mensagem como bem entender e o tradicional salve aos leitores do Microfonia e todos que acompanham a banda. Valeu!

Quero agradecer ao Microfonia Underground e a você Evandro pela oportunidade e interesse na entrevista!
Espero que a banda possa enviar uma mensagem positiva e útil para aqueles que se identificarem com as letras ou com o som, para quem ainda não ouviu está aí:

Tem um link com download gratuito lá, ou para quem preferir está disponível nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Tidal, Google Play.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário