quarta-feira, 12 de abril de 2017

ENTREVISTA LETALL

O Letall é uma banda relativamente nova, na ativa desde 2014, mas possui em sua formação músicos tarimbados da cena hardcore, vindo de bandas como ET Macaco, Fistt e Ação Direta, mas não espere nada parecido com as bandas originais de seus integrantes, "Máquina de Propaganda", seu único lançamento até aqui se mostra um som de personalidade própria, então falamos com o Paulo Gepeto (Ação Direta) pra saber um pouco mais da história e projetos dessa nova empreitada. (No momento a banda se encontra em uma tour por Minas Gerais, as datas vocês podem conferir no decorrer da entrevista).




E aí pessoal, voltando em 2014, como surgiu essa junção de membros de várias bandas que originou o Letall?

Conheci os irmãos cariocas Felipe e Wagner em São Bernardo Do Campo! Eles vieram a SP para morar, trabalhar e correr atrás do Rock! Acabamos nos tornando amigos e eu tive a oportunidade de ver o talento dos caras e também e tive a ideia de convidá-los para uma banda! Eu já vinha compondo algumas músicas, escrevendo algumas letras visando algo fora da AÇÃO DIRETA! Eles toparam e ai começamos a compor algumas bases. E eles também apresentaram suas músicas. A gente foi montando tudo com batera eletrônica, programada! Chegou o momento em que tínhamos 10 esqueletos de músicas ali para trabalhar! Ali sentimos a necessidade de agregar um baterista e o projeto passou a ser uma banda! Convidamos o Filipe Freitas que já era meu amigo e tava começando a tocar batera! E teve uma grande evolução até momento! Esse foi e está sendo o início de um trabalho!



Qual o conceito que envolveu a escolha do título de seu álbum de estreia, “Máquina de propaganda”?

Foi baseado num documentário chamado WAR YOU DONT SEE! Está tudo aí!


O processo de composição das músicas se iniciou com a banda no formato de trio, usando baterias programadas, vocês poderiam descrever como foi essa fase em que a banda possuía uma configuração diferente da de hoje?

Foi uma fase bem experimental! A gente gravava em SBC na casa do Gigante e mandava as bases para o Wagner n RJ! Ele colocava bateria lá! Era um projeto andando em ritmo lento! Eu grava vozes num microfone ligado no computador! Vozes guias! Com a vinda do Wagner, irmão do Gigante para SBC também, a gente começou a planejar ensaios e foi nessa época já que convidei o Filipe! Depois disso passamos um tempão ensaiando e aprimorando as músicas! Foi um trabalho duro, pesado mesmo! Hoje vemos o resultado! Muitas coisas boas, bacanas acontecendo com a banda!

De que forma rolou a seleção para o projeto Converse Rubber Tracks? E como foi ter o Jean Dolabella como produtor?

Nosso batera, Filipe, estava tocando com o Nenê Altro e a banda deles foi lá participar! a ele tomou conhecimento e inscreveu a LETALL ! A boa notícia foi que a banda foi chamada, e para dali a 04 meses! Foi a que começamos a nos preparar para gravar e tivemos a ideia de fazer as captações ao vivo para álbum ali, naquele dia! Nosso foco era a bateria, mas acabamos captando a guitarra e baixo também! Curti muito ter trabalhado com o Jean Dolabella! Ele conduziu tudo muito bem ali no dia e deixou a banda bem à vontade! Nos ajudou a chegar num excelente som de batera! Foi um prazer e uma grande oportunidade para a LETALL, pois trata-se de um estúdio de ponta, com profissionais de ponta!

“Máquina de propaganda” foi lançado em fevereiro de 2016, então certamente vocês já trabalharam bem essas músicas ao vivo, ouvindo hoje essas faixas vocês mudariam algo nelas, já que sempre fica algum detalhe de fora quando se grava um disco?

Claro que mudaríamos, e mudamos! A banda toda evoluiu! Nossa pegada hoje, é bem melhor! Estamos mais entrosados! Por outro lado, tenho muito orgulho do nosso resultado no álbum! Sabemos que ali, naquele momento, todos deram seu melhor!



Todos os membros da Letall permanecem em suas bandas de origem? A Letall é um projeto paralelo? Uma vez possuindo outras bandas, acontece algum conflito de agenda?

Sim, todos seguem! Filipe com FISTT, os irmãos com ET MACACO e eu com a AÇÃO DIRETA que esse ano vai celebrar 30 ANOS DE ESTRADA 1987 – 2017.  A comunicação entre a gente é muito importante nesse quesito! E somos organizados na medida do possível! Isso ajuda muito! Eu sou um cara ligado na agenda! Mas é claro que mesmo assim de vez enquanto um ou outro congela uma data! Tem funcionado!



Acompanhando suas redes sociais vi que vocês pretendem divulgar novidades em breve, e que estão em estúdio, veremos um disco novo da Letall em 2017? E o que vocês poderiam nos adiantar a respeito de um novo material?

Paralelo a toda essa correria de shows, estamos sim trabalhando o repertório para o próximo álbum! Ainda sem previsão! O que eu posso adiantar com certeza e a grande evolução que estamos tendo como banda! Estamos no início do processo!

Esse mês vocês irão tocar em várias cidades de Minas Gerais, capital e interior, de que forma aconteceu a organização dessa tour e quais as expectativas da banda pra essas apresentações em território mineiro?

Amigo! A tour começa nessa sexta-feira, dia 07.04! Expectativa forte! MG é um polo de Rock muito forte! Temos muitos amigos e fãs pela região toda! Tenho certeza que serão 
shows memoráveis!

MÁQUINA DE PROPAGANDA TOUR 2017 –MINAS GERAIS 
ABR 07.04 - SEXTA FEIRA –CAMBUÍ / MG CPB 
ABR 08.04 - SABADO – ITABIRA / MG - CLUBE ISRAEL PINHEIRO 
ABR 14.04 - SEXTA FEIRA (FERIADO) SÃO THOMÉ DAS LETRAS / MG - O CORUJÃO ROCK BAR - 01 ATO 
ABR 15.04 - SABADO –BELO HORIZNTE / MG - DIAS DE CAOS - MATRIZ 
ABR 21.04 - SEXTA FEIRA (FERIADO) ITAÚNA / MG - MOTOROCK BAR 
ABR 22.04 - SABADO –DIVINOPOLIS / MG - CENTRO DE CULTURA SOCIAL COLETIVO PULSO 
ABR 29.04 –VARGINHA / MG - PLUG ROCK 
ABR 30.04 –SÃO THOMÉ DAS LETRAS / MG - O CORUJÃO ROCK BAR - 02 ATO (ENCERRAMENTO DA TOUR)



Antes de partir pra esse role em Minas, vocês tocaram como banda convidada no show de reunião da Nitrominds, como rolou esse convite?

Somos amigos de milianos desses caras! Já dividimos muitos palcos, muitas baladas, muitas roubadas! Maior respeito pelo grande NITROMINDS! O show foi fantástico, assim como o público que lotou a casa!

Vamos falar um pouco de influencias, na própria bio de vocês são citados vários gêneros pra definir a sonoridade da banda, então gostaria de saber o que vocês ouvem atualmente e que bandas os influenciam na hora de tocar e compor?

É um lance meio doido por que somos de idades diferentes e de épocas diferentes! As nossas formações ROCK são bem diferentes também! Falo por mim, eu sou o mais velho ali e minha escola sempre foi HARDCORE, PUNK e METAL! Minhas influências são várias pois estou no ROCK a muito tempo! Mas minhas bandas de cabeceira sempre foram MOTORHEAD, RAMONES, BAD RELIGION, JOAN JETT, SLAYER, GBH, DISCHARGE, EXPLOITED, PLANET HEMP, BLACK SABBATH, PLASMATICS, AGNOSTIC FRONT, RATOS DE PORÃO, GARAGE FUZZ, METALLICA, OFFSPRING e tantas outras.

Agenda completa da Letall


Gostaria de agradecer pelo tempo dispensado em nos atender e reservar este espaço pra que deixem seu salve para os leitores do Microfonia e todos que acompanham a banda.

Grato pelo espeço e pela oportunidade! Saúde a todos!





Contato Letall:


Ouça Letall em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário