sábado, 17 de março de 2018

MÚSICAS QUE VOCÊ PRECISA ESCUTAR

"Eu fico muito incomodado por perceber que dois preconceitos estão proliferando entre os apreciadores de metal: contra novidades e contra as bandas brasileiras.
A maioria dos headbangers ouvem somente as mesmas músicas lançadas há mais de vinte anos atrás. Alguns só ouvem música das décadas de 1970 e 1980, de bandas americanas, inglesas e alemãs. Essas pessoas estão perdendo a oportunidade de conhecer arte primorosa lançada nos anos recentes. E, na minha opinião, é essa atitude conservadora, limitada e míope que acabou com a cena do metal brasileiro. Pois poucos se interessam pela música  feita atualmente no Brasil.
Essa playlist é minha contribuição para mostrar músicas incríveis, lançadas nos últimos anos. Todos os estilos de metal estão representados, bem como uma ou outra canção de outros estilos. Resultado, quase seis horas de música sublime, tudo lançado depois de 2011 (oh, existe música ainda!).
Não citei nenhuma banda gigantesca batida e manjada do metal, daquelas que são capas da Roadie Crew ou da Metal Hammer e lotam shows em estádios. Algumas dessas até lançaram coisas interessantes nos últimos anos, mas tirando o Rush, ninguém conseguiu igualar o próprio material clássico.
Tá, tem uma exceção: o cover que o Motörhead fez pro David Bowie. Isso foi um marco na história da música. Merece estar aqui por si só, para nos lembrar da morte e da essência da vida: a mudança, a passagem. Só não muda quem já morreu. Sim, isso é uma provocação para alguns que pararam no tempo.
Coloquei bandas conhecidas, que lançaram recentemente músicas e álbuns incríveis, algumas com seus melhores trabalhos sendo os mais recentes: Moonspell, My Dying Bride, Satyricon, Anathema, Dark Tranquility, Mastodon, The-Haunted, Amon Amarth, Borknagar.
E o Morbid Angel, cujo disco aqui citado quase ninguém gosta...
Bandas que poucos headbangers conhecem aqui no Brasil, mas que são muito famosas lá fora, embora por aqui seus nomes soem como ilustres desconhecidos: KYLESA, Leprous, Baroness, Agoraphobic Nosebleed, Vektor, Sylosis, VUUR, Cretin, Ne Obliviscaris.
Coloquei bandas que talvez só eu conheça, mas que são verdadeiras pérolas: Moving Mountains, Arena, Agrimonia, Textures, Year Of The Goat, Grave Pleasures, Leather Heart, First Fragment, Russian Circles.
Nesse rol, duas bandas que a minha companheira de vida Isabela me apresentou e só nós dois conhecemos: monkey3 e MY SLEEPING KARMA - OFFICIAL.
Novos nomes do metal, tipo Audrey Horne, The Night Flight Orchestra, Insomnium, Myrkur, Deafheaven, The Faceless.
Não faltaram as mais importantes bandas de metal da atualidade, na minha opinião: Orphaned Land, BEHEMOTH!, Gojira e Machine Head, embora esta tenha lançado um disco porcaria neste ano. São bandas antigas, surgidas na década de 1990, mas seus melhores trabalhos foram lançados nesta década e figuram entre os mais relevantes da história do nosso estilo, pois moldam com perfeição o que é o metal no presente.
Fora do metal, coloquei obras primas da música, lançadas por artistas de qualidade mas que não são metal: David Bowie, Editors, Foo Fighters. Um compositor de MPB, Lineker, e um rap, do Baco Exu do Blues.
Mas, por fim, e o mais importante, bandas brasileiras de metal simplesmente geniais: Drowned, Obskure, EVALS MESS, Higher, Trator BR, Uganga, Maestrick, Warshipper e o Miasthenia, que lançou ano passado um dos melhores álbuns de metal extremo em todos os tempos. Não poderia faltar também uma música do Rebaelliun, em homenagem à triste morte do Fabiano Penna
Esses caras foram a maior inspiração da playlist e o maior orgulho de continuar tocando metal no nosso Brasil."


Texto por Dimitri Brandi, guitarrista e vocalista da banda Psychotic Eyes.




Confira a playlist:




Um comentário: