quarta-feira, 10 de maio de 2017

ENTREVISTA BLACK WITCH

O Brasil é um páis de dimensões continentais, e assim como há muitos lugares pra se conhecer, também há muitas bandas legais também, como é o caso da banda com a qual falamos hoje, a Black Witch é do Rio Grande do Norte, e pratica um som muito chapado já por natureza, stoner lisérgico e carregado, bases pesadas e muita viagem, possuem um EP lançado, "Aware", muito interessante por sinal, e o seu primeiro full "Solve et Coagula", lançado em outubro do ano passado, que vale muito a pena conhecer, no mais leiam o papo que mandamos com a Lorena Rocha (Vocal/Guitarra) e conheçam mais sobre a Black Witch!!!



Vamos começar por um raio-x da Black Witch, quem é cada um dos seus integrantes e como se uniram pra formar a banda?

A banda é formada por Lorena Rocha nos vocais e guitarra, Rafaum Costa na guitarra, Fred Nunes na bateria e Amilton Junior no baixo. Já nos conhecíamos há algum tempo antes de montar a banda. Eu (Lorena) e o Rafaum tivemos a ideia de montar uma banda em 2015, pensamos em Fred para a bateria porque ele é um cara com uma boa bagagem de bandas, toca muito e é nosso brother. Amilton entrou depois, substituindo o Jorge logo depois da gravação do Solve et Coagula.

Como rolou a participação de vocês na coletânea da Metal Hammer, e como se sentem sendo o único representante brasileiro na mesma?

Só acreditamos quando a revista saiu! Recebemos um contato da revista, nos falando do interesse que tinham em nos incluir na coletânea e nos pedindo para assinar um contrato, que nem assinamos porque não acreditamos que era verdade. Algum tempo depois, a coletânea saiu mesmo sem termos assinado o contrato, então a revista nos mandou novamente o contrato, pedindo que assinássemos, aí sim nós assinamos. hahahahahaha

“Solve et Coagula” é o primeiro full da banda, poderiam nos descrever como foi o processo de concepção desse álbum?

Acho que o principal momento de concepção do álbum foi o dia em que Rafaum e eu tomamos um doce inteiro e ouvimos Electric Wizard hahahaha, aí deu pra colocar as ideias em ordem, mas o Solve et Coagula na verdade começou quase junto com o Aware, porque existe música nele, como por exemplo Tzolkin, que já estava pronta na mesma safra do Aware, mas queríamos lançar antes um EP para entendermos como estávamos soando na época, então incluímos apenas as musicas mais maduras. O restante das faixas seguiram bem atrás, não houve realmente um espaço de tempo que distanciasse o Aware do Solve et Coagula, a produção não parou, um é continuidade do outro, sendo que a gravação Solve et Coagula foi mais bem planejada.

O disco está disponível pra streaming e download no bandcamp e também no formato físico, como e onde a galera pode adquirir o material da banda?

Temos a página da banda em www.facebook.com/blackwitchbr, enviamos o merchan para qualquer local do Brasil com frete a combinar e sempre temos materiais disponíveis nos shows.

As letras da Black Witch são bem interessantes, vocês se baseiam em alguma obra literária pra escrever? De que forma estabelecem uma temática pra essas letras?

Acho que não houve uma escolha de temática. E o que me inspira para as letras são as coisas da vida numa roupagem ocultista por eu ter contato com literatura principalmente Thelêmica e Hermética. Não foi uma escolha pensada, foi a maneira como as letras fluíram, sendo que eu nunca tinha feito isso antes. 



Em Dezembro vocês fizeram um giro pelo sul e sudeste, como foram essas apresentações? Pretendem retornar para mais datas por aqui?

Foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidos em todos os locais. Conhecemos pessoalmente caras que já tinham nossa admiração pelo trabalho, como os irmãos Toscano, revemos os amigos do Projeto Trator que nos acompanharam em boa parte desse giro, o Paulo Machado, grande Paulo Cachaça do Ruínas de Sade, conhecemos o Marcelo do Marte e queremos voltar sim!

Nos últimos anos houve um crescente surgimento de bandas na linha heavy/stoner/doom, que apresentou várias bandas legais ao cenário como um todo, tem alguma dessas bandas atuais que chamam a atenção de vocês ou serviu de inspiração de alguma forma?

Acho que as bandas underground brasileiras nos inspiram no geral. Não pelo estilo que tocam, mas porque a gente saca a garra que tem que ter para fazer alguma coisa por aqui.
Curtimos muito bandas como o Muñoz, Son of a Witch, Old Stove, Pantanum, Cattarse, Projeto Trator, Marte, Ruínas de Sade, Cocaine Cobras, Mondo Bizarro…

A capa de “Solve et Coagula” é bem funcional, simples porém casa perfeitamente com o som, por ter um ar místico na arte, quem foi o/a responsável por desenvolvê-la?

Sim, acho que a identidade visual acaba sendo sólida porque eu desenho as capas, além de fazer as letras, então acaba saindo tudo na mesma vibe. As duas capas feitas até agora foram desenhadas por mim e com finalização de arte do Jorge Luiz, que foi nosso primeiro baixista.

O Rio Grande do Norte tem uma cena forte na música pesada, que bandas, coletivos, gravadoras que fazem parte dessa cena vocês citariam pra termos uma ideia das pessoas por trás dessa cena?

No RN nós temos de bandas o Mad Grinder, Son of a Witch, Monster Coyote, Heavenless, vela, Galactic Gulag, Venus Negra…
Conheço dois coletivos ativos no momento que é o Coletivo Mente Aberta, situado em Santa Cruz e o Coletivo Música Experimental, em Natal. O Música Experimental é o coletivo responsável pela realização do festival Under The Sun.
Aqui em Mossoró fica a sede do Deserto Records, e em Natal vamos ter os estúdios do DoSol e do Mudernage.

Partindo para a perguntinha infame, gostaria que vocês nos listasse cinco bandas ou discos essenciais para a Black Witch, que serviram de influência ou que os fizeram entrar no mundo da música.

Electric Wizard, Windhand, Kyuss, Tool e Orchid eram as bandas que nós mais ouvíamos na época em que começou a banda. Mas as influências sempre acabam indo bem mais além do que se escuta no momento, então colocaria o Black Sabbath como principal influência (apesar de só termos percebido isso depois).

Pra finalizar, gostaria de agradecer pela atenção e reservar este espaço pra que mandem seu salve aos amigos e fãs e também aos leitores do Microfonia! Valeu!

Somos muito gratos pelo espaço! Queremos dizer aos nossos amigos e a todos que nos acompanham de longe ou perto que Papai do Chão é bom, ele ama a todos e todas. E o mais importante! Faze o que queres, há de ser o tudo da Lei.

Beijas!


CONTATO BLACK WITCH:

https://www.facebook.com/blackwitchbr/

OUÇA A BLACK WITCH:

https://blackwitchbr.bandcamp.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário